Uma opção diferente de aulas!

On quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 0 comentários





A escola tem se preocupado imensamente com as aulas ociosas que possam ocorrer por diversos motivos, por isso, eu e o professor Daniel , estamos num projeto de cinema (Curta o Curta) e por isso colocamos em exibição curtas metragens brasileiros que sempre trazem uma reflexão para os alunos, reflexão essa feita por oralmente (em excelentes debates e com muita participação) e escrito. Esses curtas são encontrados no site http://www.portacurtas.com.br/index.asp.
As fotos apresentam a turma de 2ª ano D (turno tarde) assistindo um dos filmes. Loga após a exibição ocorre um debate daí vem a produção de uma texto que será entregue aos professores de Língua Portuguesa. O filme em cartaz é “O Xadrez das Cores” ele é a história de Cida, uma mulher negra de quarenta anos, que vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. É uma relação recheada de preconceitos na qual vive o negro na sociedade brasileira e da empregada doméstica.
Temas com esses sempre são bem vindo para os nossos alunos que cada vez mais estão se tornando cidadãos de bem e para o bem!
Dados Técnicos do Filme:
O Xadrez das Cores
Gênero Ficção
Ano 2004
Duração 22 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País: Brasil
Local de Produção: RJ
ALGUNS TRECHOS DE TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS:
"O filme O Xadrez das Cores mostra a realidade de muitas domésticas que por precisarem do dinheiro se submetem as ignorância dos seus patrões...."
Andreza Moreira
"(...) nas decádas passadas era muito comum presenciar esse tipo de preconceito, e, atualmente ainda existe devido esse tipo de preconceito passar de geração á geração."
Angela de Lima
"No final do filme a empregada deu uma lição de moral na patroa dela e a patroa viu que a pessoa se diferencia pelo seu carater mais nao pela cor."
Gabriel Alberto
"O Brasil é um país multicultural, de todas as cores e é triste saber que ainda existe pessoas com atitudes preconceituosas."
Priscila Reinaldo

0 comentários:

Postar um comentário